FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

Imagem
FUNORTE JANAÚBA... Somos referência... FUNORTE JANAÚBA (38)38213427 (38) 998776968 Endereço: rua Rodolfo Soares de Oliveira, 234, Vila São Vicente, Janaúba/MG.

VEREADOR QUE HAVIA SIDO AFASTADO EM JULHO PODERÁ SER O NOVO PREFEITO DE JAÍBA; PREFEITO ENOCH E TRÊS SECRETÁRIOS ESTÃO PRESOS EM MONTES CLAROS

Foto Oliveira Júnior
Prefeitura de Jaíba protagoniza a dança das cadeiras: vereador que havia sido afastado pode se tornar o 4º prefeito deste município nos últimos três anos.
JAÍBA (por Oliveira Júnior e Girleno Alencar) – O prefeito de Jaiba, EnocH Vinicius Campos de Lima e três assessores foram presos, ontem, quarta-feira, dia 23 de dezembro, na operação “Paidéia”, realizada pela Delegacia de Combate aos Crimes Praticados por Agentes Políticos da Policia Civil, comandada pela delegada Karen de Paula Lopes. O mandado de prisão foi expedido pelo desembargador Eduardo Machado, da 5ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, que acatou ação movida pelo Ministério Público. O prefeito é acusado de prejudicar as investigações. Os rumores é que ele ameaçou uma testemunha. Porém essa versão não foi confirmada pela delegada, que alegou segredo de Justiça no caso.
Foto divulgação
Enoch Vinícius Lima e Jimmy Diogo Murça, eleitos respectivamente vice-prefeito e prefeito de Jaíba, na diplomação em dezembro de 2012.
O município de Jaíba, em menos de três anos, terá o seu quarto prefeito. Jimmy Murta foi eleito e cassado em novembro de 2013. Enoch, que havia sido afastado, em novembro de 2013, inclusive da função de vice-prefeito para qual havia sido eleito, tomou posse em meados de dezembro do mesmo ano. Nesse período, o município foi administrado pelo vereador Júnior Leonir Guimarães, então presidente da Câmara.
Enoch vinha governando o município desde o final de 2013. Em julho deste ano, a Câmara Municipal aprovou um relatório através do qual afastava o prefeito Enoch. Diante disso, o município seria governado pelo vereador Valdemir Soares da Silva, presidente da Câmara. Porém, minutos antes da votação do relatório contra Enoch, o presidente da Câmara, Valdemir, e outro vereador haviam sido afastados das suas funções por decisão judicial.
Foto Oliveira Júnior
Vereador Júnior Leonir Guimarães foi prefeito por alguns dias, em dezembro de 2013.
O vice-presidente da Câmara, vereador Farrique Xavier da Silva assumiu a presidência e conduziu a reunião na qual, segundo decisão da Câmara, o prefeito Enoch Vinícius estaria afastado do cargo. Sendo assim, o presidente interino do legislativo, Farrique tomaria posse na condição de prefeito. Ele deixou para efetivar o ato no dia seguinte após a reunião do relatório. O secretário da Câmara, vereador Fernando Lucas, assumiria o comando do legislativo jaibense. Contudo, nesse interim, o prefeito Enoch obteve, via justiça, uma liminar que o manteve no cargo. Por algum momento, na visão pública, Jaíba teve dois prefeitos: Enoch e Farrique, que não entrou na prefeitura.
Foto Oliveira Júnior
Vereador Valdemir Soares prestes a ganhar o “presente” de Natal e se tornar prefeito.
Dias depois, o vereador Valdemir Soares conseguiu retornar à Câmara e à presidência do legislativo o que, poderá lhe significar um esperado presente de Natal, pois, com a prisão e, obviamente, com o afastamento do prefeito Enoch – neste caso, o município não tem vice-prefeito – o líder do Poder legislativo poderá assumir a prefeitura a qualquer momento.
Além de Enoch, foram presos o advogado Hudson Aparecido Pena Arruda, que responde pela Secretaria Municipal de Saúde; o secretário-adjunto Weverton da Silva Dias e Acir Silva de Oliveira, ex-secretário municipal e agora apontado como lobistas. Somente em uma obra, eles são acusados de desvio de R$ 9 milhões. O prefeito e Acir foram presos em Montes Claros, quando retornavam de Belo Horizonte e foram parados no Posto da Policia Rodoviária Federal. Os outros dois foram presos em Jaíba.
Foto Oliveira Júnior
Vereador Farrique Xavier da Silva, prefeito “no papel” que foi barrado de entrar na prefeitura.
Apesar da insistência do advogado Marco Aurélio Alves de Aquino em impedir que falasse com a imprensa, o prefeito Enoch Vinicius explicou ontem à tarde, no Departamento da Policia Civil em Montes Claros, que acredita ter ocorrido uma interpretação errada na decretação da sua prisão, pois recebeu a determinação para afastar alguns acusados de irregularidades e assim fez. Porém, como não ficou comprovada nenhuma denúncia, decidiu reconduzir os demitidos. Ele entende que pode ser a única causa da sua prisão.
Ainda na conversa com a imprensa, Enoch alegou que não teve acesso a nenhuma peça do processo e por isso, desconhecia o motivo da prisão. Porém acredita que será liberado pela Justiça. Ele foi ouvido pela delegada Karen de Paula, mas se reservou no direito de ficar calado. Os quatro, depois de passarem pela perícia do Instituto de Medicina Legal, foram conduzidos para o Presidio Regional de Montes Claros, onde cumprirão a prisão preventiva, que não tem prazo. (Fonte: jornal Gazeta Norte Mineira)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACIDENTE FATAL NA BR-251 ENTRE CARRETA E VAN QUE TRANSPORTAVA PACIENTES DE JANAÚBA; SAMU E BOMBEIROS INFORMAM QUE 3 PESSOAS MORRERAM

PROFESSORA DA PREFEITURA DE JANAÚBA MORRE EM ACIDENTE NA MG-401: PROFESSORA ÂNGELA ESTAVA NUMA MOTO ENTRE JANAÚBA E VERDELÂNDIA

AVIÃO CAI NO SUL DE MINAS E DEIXA 7 MORTOS, ENTRE ELES O EMPRESÁRIO JANAUBENSE MARCÍLIO SILVEIRA, FILHO DO JANAUBENSE TONY EQUIPAMENTOS

CORPO DA SERVIDORA CARMEN MADALENA, DA CODEVASF, É SEPULTADO EM JANAÚBA EM CLIMA DE COMOÇÃO; SERVIDORA ELIANE MONÇÃO, VÍTIMA DESSE ACIDENTE, RECEBE ALTA E DEVE CHEGAR À JANAÚBA NESTA SEXTA-FEIRA

RIO GORUTUBA NA COMUNIDADE DE CATUNI, EM FRANCISCO SÁ-MG, NESTE SÁBADO, DIA 02 DE MARÇO DE 2024

DOIS MOTORISTAS E O DONO DO ÔNIBUS MORRERAM COM A COLISÃO EM CAMINHÃO NA BR-122, ENTRE JANAÚBA E CAPITÃO ENÉAS: ELES VIAJAVAM DE PINDAÍ-BA PARA SÃO PAULO; MOTORISTA DO CAMINHÃO QUE IA PARA JAÍBA ESTÁ INTERNADO EM HOSPITAL

ACIDENTE FATAL NA MG-401 EM JANAÚBA: TRÊS PESSOAS MORRERAM E UMA FICOU FERIDA EM COLISÃO QUE ENVOLVEU TRÊS CAMINHÕES

WAGUIM DA GÁS NORTE PARTIU ETERNAMENTE QUANDO PRATICAVA O QUE GOSTAVA DE FAZER: APROVEITAR A VIDA, VIAJAR PELO BRASIL E PILOTAR MOTOCICLETA

ACIDENTE NA BR-122: UMA MULHER MORREU E 3 PESSOAS FICARAM FERIDAS EM BATIDA DE CARRO COM CAMINHÃO

ACIDENTE FATAL EM JANAÚBA ENVOLVENDO VÍTIMA QUE ESTAVA NUMA BICICLETA E UM ÔNIBUS