FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

Imagem
FUNORTE JANAÚBA... Somos referência... FUNORTE JANAÚBA (38)38213427 (38) 998776968 Endereço: rua Rodolfo Soares de Oliveira, 234, Vila São Vicente, Janaúba/MG.

NOVO BISPO DE JANAÚBA CONVOCA A COMUNIDADE PARA A CULTURA DA PAZ, DO AMOR E DO PERDÃO

Dom Ricardo disse que continuará o plano pastoral iniciado por Dom Mauro e seguido por Dom Ronaldo
Foto Oliveira Júnior
Dom Ricardo Guerrino Brusati, novo Bispo da Diocese de Janaúba.
JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Ao canto da canção católica “Eis-me aqui, Senhor”, o italiano Ricardo Guerrino Brusati, 70 anos, chegou e foi saudado pela população desta cidade na região da Serra Geral de Minas. Sorridente e determinado em unificar os fiéis e todas as comunidades com o intuito em conter o avanço da criminalidade na região, Ricardo Guerrino assumiu o comando da Diocese de Janaúba, sendo o terceiro bispo dessa unidade católica criada há 15 anos.
Foto Oliveira Júnior
Na chegada à Janaúba o novo bispo recebe o carinho dos moradores.
Oriundo da cidade de Caitité, no estado da Bahia, Dom Ricardo Guerrino chegou à Janaúba na tarde desse sábado, dia 1º de agosto, para a sua posse canônica. Inicialmente, o novo bispo foi recebido na paróquia de Santa Cruz, no trevo da BR-122, pelo Padre Leone Russo, que vinha respondendo administrativamente pela Diocese desde a transferência do segundo bispo Dom José Ronaldo Ribeiro para a Diocese de Formosa-GO, em setembro de 2014.
Foto Oliveira Júnior
Dom Ricardo Guerrino Brusati sendo saudado em Janaúba.
Cumprimentado por autoridades e saudado pelos fiéis norte-mineiros e até de Caitité, o bispo participou de uma carreata, acompanhado pelo site do jornalista Oliveira Júnior, por mais de cinco quilômetros até à Matriz do Sagrado Coração de Jesus, onde funciona provisoriamente a Catedral. Durante o percurso, Ricardo Guerrino cantava “Eis-me aqui, Senhor! Pra fazer Tua Vontade, pra viver do Teu Amor”, enquanto acenava para o público. Acompanhado dos padres Leone e Givanildo, o novo bispo fez questão de usar, em alguns momentos da carreata, o chapéu como proteção do sol, mas também para já incorporar a figura dos sertanistas, típicos do Nordeste do Brasil e do Norte de Minas.
Foto Oliveira Júnior
Dom Ricardo Guerrino no oratório da Igreja Matriz/Catedral de Janaúba.
Ao chegar na praça da Matriz, Dom Ricardo foi recebido por milhares de pessoas de dezenas de cidades norte-mineiras e caravanas da Bahia. Idosos, adultos, jovens e crianças se emocionaram e até fizeram questão de cumprimentar e posar para fotos ao lado do novo líder católico. O novo bispo acenou para o público, cumprimento o também italiano José Antista, o mais antigo padre de Janaúba, entrou na igreja e foi direto para o oratório. Fez uma oração e retornou para frente da igreja sendo amplamente saudado pela população.
Foto Oliveira Júnior
Prefeito Yuji Yamada e o Bispo Ricardo Guerrino.
O prefeito de Janaúba, Yuji Yamada, entregou ao novo bispo a chave da cidade dizendo que os janaubenses e gorutubanos o acolhe com carinho e esperança. Os prefeitos Enoch Vinícius Campos de Lima, de Jaíba, e Raul Alves da Rocha, de Nova Porteirinha, os vereadores José Tarcísio Mendes, Paulo Roberto (Pauleca) de Oliveira, Carlos Isaildon Mendes, João Pereira da Silva (João da Ambulância), José Luiz Santos Pereira (Zé Luiz dos Algodões) e Adauri Soares Cordeiro, dentre outros representantes de legislativo da região, prestigiaram a posse canônica do novo bispo. Também vieram amigos e fiéis de Paulo Afonso, na Bahia, que percorreram mais de 1.300 quilômetros para acompanhar mais essa missão evangelizadora de Guerrino.
Foto Oliveira Júnior
"Cantarei para Sempre a Misericórdia do Senhor”, lema do Bispo Ricardo Guerrino.
ESTÍMULO PARA O POVO DE DEUS
O arcebispo metropolitano de Montes Claros, Dom José Alberto Moura, comandou a posse canônica de Dom Ricardo Guerrino na Diocese de Janaúba, sendo acompanhado pelos bispos Dom José Ronaldo Ribeiro (antecessor de Ricardo em Janaúba) e José Moreira da Silva, de Formosa-GO e Januária-MG, respectivamente, e ainda pelo arcebispo metropolitano de Vitória da Conquista-BA, Dom Luís Pepeu, e mais de 50 padres e diáconos.
Foto Oliveira Júnior
Dom Ricardo Guerrino e o Arcebispo de Montes Claros, Dom José Alberto de Moura.
Conforme registro feito pelo site do jornalista Oliveira Júnior, o arcebispo Dom José Alberto citou que a presença de Dom Ricardo Guerrino na condução da Diocese de Janaúba é o estímulo para o povo de Deus e que desenvolva ações perante às paróquias não apenas de conservação, mas que sejam realmente missionárias para que todos possam compreender o porquê da igreja como servidora da sociedade, implantando os critérios de Deus em seu reino. “Que Deus o ajude para que tenha um fecundo pastoreio”, declarou o arcebispo ao entregar o báculo (cajado, bastão), que é o símbolo do serviço pastoral, ao Bispo Ricardo Guerrino.
Foto Oliveira Júnior
Dom José Ronaldo Ribeiro, 2º Bispo de Janaúba, e Dom Ricardo Guerrino, 3º e atual Bispo da Diocese de Janaúba.
FORTALECER A CAMINHADA DA IGREJA
Designado pelo Papa Francisco, o bispo Ricardo Guerrino cumprirá o pedido da igreja católica para acompanhar os passos dessa adolescente diocese que é a unidade de Janaúba instituída em julho de 2000 pelo Papa João Paulo II. “15 anos, muito nova”, declarou o novo bispo sobre a atuação da diocese. Mas, em pronunciamento ao público, Dom Ricardo disse que tomou conhecimento da caminhada dos primeiros 15 anos dessa diocese, inclusive dos trabalhos enfrentados pelo clero e pela comunidade religiosa, inclusive na preparação da acolhida à sua pessoa.
Foto Oliveira Júnior
Dom Ricardo Guerrino Brusati e fiel durante a comunhão na missa da posse canônica do 3º bispo de Janaúba.
O novo líder católico da região que compreende 24 municípios do Norte de Minas mencionou que a simbólica e grande chave que recebeu do prefeito de Janaúba lhe permitirá entrar nas casas, visitar as escolas, os hospitais, penitenciárias, mas sobretudo “gostaria que essa chave simbólica deixasse entrar no vosso coração”, solicitou o bispo Ricardo Guerrino ao público com o intuito de fortalecimento da caminhada da igreja.
No primeiro pronunciamento em público em solo gorutubano, o bispo ressaltou sobre a comunhão em que a igreja do mundo inteiro celebra o ano da vida consagrada para reconhecer e valorizar os sinais proféticos de homens e mulheres que dedicam generosamente à sua vida ao próximo mais precisado. Ele adiantou que em dezembro, em comunhão como o Papa, será aberta a porta santa valorizando o jubileu do ano santo da misericórdia. “No meu brasão coloquei ‘Cantarei para Sempre a Misericórdia do Senhor’ porque ele sempre nos reinou. Agora somos capazes de reconhecer a nossa pequinês e dizer ‘me ajude, me corrija, me santifique”, explicou.
Foto Oliveira Júnior
Dom Ricardo Guerrino Brusati recebe o cumprimento e carinho de fiel em Janaúba.
A CULTURA DA PAZ
Uma das propostas do novo bispo, conforme foi constatado pelo site do jornalista Oliveira Júnior, vem de encontro com o anseio das comunidades de Janaúba e região: uma vida mais tranquila para todos. Diante disso, Dom Ricardo Guerrino Brusati convocou a todos para que, neste ano, para estabelecer nas ruas, nas escolas, no trabalho, a convivência da cultura da paz.
“Falta paz. Mas nós somos construtores olhando o Cristo, príncipe da paz”, conclamou o líder da Diocese janaubense como forma de confrontar e acabar com a violência, a exploração e a discriminação. Ele declarou ainda que fará acompanhamento das diretrizes renovadas da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para os anos de 2015 a 2019 para que os cristãos, leigos renovem seu ardor missionário.
Foto Oliveira Júnior
Posse canônica do 3º Bispo da Diocese de Janaúba, criada em julho de 2000.
Dom Ricardo assegurou a continuidade do plano pastoral da Diocese de Janaúba iniciado pelo falecido Dom José Mauro Pereira Bastos, primeiro bispo dessa unidade católica, e seguido pelo Dom José Ronaldo Ribeiro, segundo bispo. Ele fez um apelo para que as pessoas vivam fazendo o bem, exercitando a justiça, amando e até perdoando os irmãos e tentar viver diariamente as exigências do evangelho.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACIDENTE FATAL NA BR-251 ENTRE CARRETA E VAN QUE TRANSPORTAVA PACIENTES DE JANAÚBA; SAMU E BOMBEIROS INFORMAM QUE 3 PESSOAS MORRERAM

PROFESSORA DA PREFEITURA DE JANAÚBA MORRE EM ACIDENTE NA MG-401: PROFESSORA ÂNGELA ESTAVA NUMA MOTO ENTRE JANAÚBA E VERDELÂNDIA

AVIÃO CAI NO SUL DE MINAS E DEIXA 7 MORTOS, ENTRE ELES O EMPRESÁRIO JANAUBENSE MARCÍLIO SILVEIRA, FILHO DO JANAUBENSE TONY EQUIPAMENTOS

CORPO DA SERVIDORA CARMEN MADALENA, DA CODEVASF, É SEPULTADO EM JANAÚBA EM CLIMA DE COMOÇÃO; SERVIDORA ELIANE MONÇÃO, VÍTIMA DESSE ACIDENTE, RECEBE ALTA E DEVE CHEGAR À JANAÚBA NESTA SEXTA-FEIRA

RIO GORUTUBA NA COMUNIDADE DE CATUNI, EM FRANCISCO SÁ-MG, NESTE SÁBADO, DIA 02 DE MARÇO DE 2024

DOIS MOTORISTAS E O DONO DO ÔNIBUS MORRERAM COM A COLISÃO EM CAMINHÃO NA BR-122, ENTRE JANAÚBA E CAPITÃO ENÉAS: ELES VIAJAVAM DE PINDAÍ-BA PARA SÃO PAULO; MOTORISTA DO CAMINHÃO QUE IA PARA JAÍBA ESTÁ INTERNADO EM HOSPITAL

ACIDENTE FATAL NA MG-401 EM JANAÚBA: TRÊS PESSOAS MORRERAM E UMA FICOU FERIDA EM COLISÃO QUE ENVOLVEU TRÊS CAMINHÕES

WAGUIM DA GÁS NORTE PARTIU ETERNAMENTE QUANDO PRATICAVA O QUE GOSTAVA DE FAZER: APROVEITAR A VIDA, VIAJAR PELO BRASIL E PILOTAR MOTOCICLETA

ACIDENTE NA BR-122: UMA MULHER MORREU E 3 PESSOAS FICARAM FERIDAS EM BATIDA DE CARRO COM CAMINHÃO

ACIDENTE FATAL EM JANAÚBA ENVOLVENDO VÍTIMA QUE ESTAVA NUMA BICICLETA E UM ÔNIBUS