FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

Imagem
FUNORTE JANAÚBA... Somos referência... FUNORTE JANAÚBA (38)38213427 (38) 998776968 Endereço: rua Rodolfo Soares de Oliveira, 234, Vila São Vicente, Janaúba/MG.

JOVENS DE JANAÚBA PROPÕEM MAIS PROGRAMAS DE CAPACITAÇÃO, HUMANIZAÇÃO NO TRÂNSITO E RIGOR NA CONTRATAÇÃO DE POLICIAL

Propostas surgiram durante o Parlamento Jovem realizado pela Câmara de Vereadores de Janaúba com estudantes de escolas da cidade e das comunidades rurais
Foto Oliveira Júnior
Plenária municipal do Parlamento Jovem de Janaúba ocasião em que foram definidas as propostas a serem apresentadas na plenária regional.
JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Um grupo de estudantes de escolas públicas e particulares de Janaúba concluíram, neste mês, a fase municipal do Parlamento Jovem de Minas em que foi debatido durante três meses o tema Segurança Pública e Direitos Humanos. Na plenária ocorrida no dia 8 de julho, os alunos janaubenses definiram as propostas que serão apresentadas na plenária regional a acontecer na cidade de Montes Claros no dia 21 de agosto e de onde serão referendadas as propostas do Norte de Minas para a plenária estadual prevista para o mês de outubro, em Belo Horizonte.
Foto Oliveira Júnior
João Victor de França Gomes, Alana Vitória Oliveira Marques e Maycon César de Paula Santos foram escolhidos para representar Janaúba nas plenárias regional e estadual do Parlamento Jovem de Minas.
Em Janaúba, 37 alunos de escolas tanto da cidade quanto dos distritos de Barreiro da Raiz e Quem Quem foram instruídos e debateram sobre as novas perspectivas para a atuação policial, proteção de segmentos vulneráveis à violência e prevenção social contra o crime. O Parlamento Jovem nesta cidade foi realizado pela Câmara de Vereadores de Janaúba, PUC-MG e pela Assembléia Legislativa de Minas Gerais através da Escola do Legislativo.
Desde de abril e até o princípio de julho, nas reuniões semanais no plenário da Câmara de Janaúba, os alunos participaram de dinâmicas e orientações desenvolvidas pelos servidores do legislativo municipal e ainda assistiram palestras e debateram com os palestrantes Marcos Paulo Oliveira Silva, professor acadêmico; Otaviano Oliveira, educador; Mirislene Vieira, advogada e professora acadêmica; João Helton Barbosa, defensor público estadual; Vanessa do Carmo Diniz, promotora de Justiça, e Sargento PM Almir Dias. Ocorreram explanações acerca da prevenção social contra o crime, proteção de segmentos vulneráveis à violência, perspectivas para a atuação policial, segurança pública e direitos humanos e ainda sobre a Constituição Federal e a formação e estrutura do Estado.
Foto Oliveira Júnior
Presidente da Câmara, vereador Sérgio Coelho e a estudante Milena Vitória Nunes; momento de apresentação e defesa de proposta no Parlamento Jovem de Janaúba.
PROPOSTAS DE JANAÚBA PARA A PLENÁRIA REGIONAL
Quanto à prevenção social contra o crime os jovens janaubenses aprovaram a proposta de expansão do programa que coloca o jovem como o autor de sua própria renda. Exemplo: programa jovem aprendiz, guarda mirim, adolescente cidadão, programas de iniciação científica, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), pró jovem, entre outros.
Com relação à proteção de segmentos vulneráveis à violência, no Parlamento Jovem de Janaúba foi aprovada a proposta de monitoramento no trânsito para garantir a segurança das pessoas, principalmente crianças, idosos e deficientes, com a implantação de guardas nos cruzamentos, faixas de pedestres e fiscais para que a regularização das calçadas seja feita.
Foto Oliveira Júnior
Houve a integração de estudantes de escolas das áreas urbana e rural os quais debateram e formalizaram propostas quanto à segurança pública e direitos humanos.
Os jovens de Janaúba analisaram as perspectivas para a atuação policial e aprovaram a proposta pela implantação de critérios mais rígidos para ingresso no sistema policial com a abertura de uma escola preparatória afim de melhorar a atuação, fazendo com que o comportamento do policial perante a sociedade seja mais dialético (diálogo) possível.
QUEM SERÃO OS REPRESENTANTES
Após escolha entre os alunos, os estudantes Alana Vitória Oliveira Marques, João Victor de França Gomes e Maycon César de Paula Santos representarão o município de Janaúba na plenária regional em Montes Claros, no mês de agosto, e na plenária estadual do Parlamento Jovem em Belo Horizonte, em outubro.
Foto Oliveira Júnior
Com exceção de Montes Claros, Câmara de Vereadores de Janaúba é a única do Norte de Minas no Parlamento Jovem de Minas 2015.
O presidente da Câmara de Vereadores de Janaúba, Sérgio Coelho, destacou a participação e o comprometimento dos estudantes janaubenses do Ensino Médio no Parlamento Jovem. “A Câmara Municipal de Janaúba contribui desta maneira na formação política e de cidadania junto aos jovens e estes têm nos demonstrados que estão atentos e dispostos a colaborar em ações pelo bem-estar da população e por uma comunidade melhor de se viver”, declarou o vereador Sérgio Coelho que tão logo tomou conhecimento do programa Parlamento Jovem de Minas foi à Assembléia Legislativa de Minas Gerais e solicitou a inclusão de Janaúba nesse programa que abrange 40 dos 853 municípios mineiros.
A solenidade de encerramento do Parlamento Jovem de Janaúba foi no dia, 8 de julho, ocasião em que estiveram presentes o presidente da Câmara, vereador Sérgio Coelho, o prefeito Yuji Yamada, a promotora de Justiça Vanessa do Carmo Diniz, a secretária municipal de Educação, Maria Marta Dias Santos Guimarães, o Sargento PM Almir Dias, o professor Marco Paulo Oliveira, o chefe de gabinete da prefeitura, Paulo Nunes, e ainda os vereadores José Tarcísio Mendes, Juscimar dos Reis Gramelich Mosquém (Farinheiro), Armando Peninha Batista, Paulo Roberto de Oliveira (Pauleca), Adauri Cordeiro e Sebastião Freire Brito (Tião da Goiaba), e ainda diretores e educadores de escolas participantes do Parlamento Jovem. (Fonte: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Janaúba)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACIDENTE FATAL NA BR-251 ENTRE CARRETA E VAN QUE TRANSPORTAVA PACIENTES DE JANAÚBA; SAMU E BOMBEIROS INFORMAM QUE 3 PESSOAS MORRERAM

PROFESSORA DA PREFEITURA DE JANAÚBA MORRE EM ACIDENTE NA MG-401: PROFESSORA ÂNGELA ESTAVA NUMA MOTO ENTRE JANAÚBA E VERDELÂNDIA

AVIÃO CAI NO SUL DE MINAS E DEIXA 7 MORTOS, ENTRE ELES O EMPRESÁRIO JANAUBENSE MARCÍLIO SILVEIRA, FILHO DO JANAUBENSE TONY EQUIPAMENTOS

CORPO DA SERVIDORA CARMEN MADALENA, DA CODEVASF, É SEPULTADO EM JANAÚBA EM CLIMA DE COMOÇÃO; SERVIDORA ELIANE MONÇÃO, VÍTIMA DESSE ACIDENTE, RECEBE ALTA E DEVE CHEGAR À JANAÚBA NESTA SEXTA-FEIRA

RIO GORUTUBA NA COMUNIDADE DE CATUNI, EM FRANCISCO SÁ-MG, NESTE SÁBADO, DIA 02 DE MARÇO DE 2024

DOIS MOTORISTAS E O DONO DO ÔNIBUS MORRERAM COM A COLISÃO EM CAMINHÃO NA BR-122, ENTRE JANAÚBA E CAPITÃO ENÉAS: ELES VIAJAVAM DE PINDAÍ-BA PARA SÃO PAULO; MOTORISTA DO CAMINHÃO QUE IA PARA JAÍBA ESTÁ INTERNADO EM HOSPITAL

ACIDENTE FATAL NA MG-401 EM JANAÚBA: TRÊS PESSOAS MORRERAM E UMA FICOU FERIDA EM COLISÃO QUE ENVOLVEU TRÊS CAMINHÕES

WAGUIM DA GÁS NORTE PARTIU ETERNAMENTE QUANDO PRATICAVA O QUE GOSTAVA DE FAZER: APROVEITAR A VIDA, VIAJAR PELO BRASIL E PILOTAR MOTOCICLETA

TRÁGICO ACIDENTE NA BR-122 CAUSA A MORTE DA EMPRESÁRIA DULCE COSTA LOPO, DA PALIJAN DE JANAÚBA: CARRO CAPOTOU PERTO DE CAPITÃO ENÉAS

ACIDENTE NA BR-122: UMA MULHER MORREU E 3 PESSOAS FICARAM FERIDAS EM BATIDA DE CARRO COM CAMINHÃO