FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

Imagem
FUNORTE JANAÚBA... Somos referência... FUNORTE JANAÚBA (38)38213427 (38) 998776968 Endereço: rua Rodolfo Soares de Oliveira, 234, Vila São Vicente, Janaúba/MG.

DEPUTADO FEDERAL MAJORITÁRIO EM JANAÚBA, BERNARDO SANTANA DESISTE DA CANDIDATURA À REELEIÇÃO POR RECOMENDAÇÃO MÉDICA

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Mais uma alteração no cenário político de Janaúba. O deputado federal Bernardo Santana (PR), majoritário em Janaúba, desistiu da candidatura à reeleição. Ele comunicou o ato ontem, sexta-feira, dia 18 de julho, após uma série de exames médicos através do qual foi recomendado a dedicar mais tempo à própria saúde implicando no encerramento da sua carreira política eletiva iniciada em 2010 quando foi eleito com 119.029 votos em todo o estado de Minas Gerais.
Com o nome de batismo de Bernardo de Vasconcelos Moreira e o nome político de Bernardo Santana, sobrenome este do pai, o ex-deputado José Santana, o deputado é o parlamentar majoritário no município janaubense perante à Câmara Federal. Quatro anos atrás, Bernardo obteve 2.367 votos, sendo o segundo mais votado ficando atrás de Humberto Souto (PPS), que conquistou 3.819 votos. Souto é suplente de deputado e chegou a exercer o mandato na atual legislatura.
Apesar do anúncio da sua desistência à reeleição, Bernardo Santana ainda configura no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) como candidato. O PR e a coligação “A Vez de Minas”, formada pelos partidos PSDB, PP, DEM, PR, SD e PSD, ainda não informaram qual o procedimento a ser adotado diante do recuo de Santana. Existe a possibilidade da indicação de um irmão de Bernardo, Gustavo, para a vaga de candidato a deputado federal ou então Bernardo apoiar um colega parlamentar, caso do deputado federal Aelton Freitas (PR), o que não implica em dizer que os aliados, principalmente a base eleitoral do Norte de Minas, venha a seguir a decisão de Bernardo.
DECISÃO AGITA A POLÍTICA EM JANAÚBA
A desistência da candidatura à reeleição do deputado federal Bernardo Santana agita o cenário político no Norte de Minas, principalmente em Janaúba. Aliado de primeira hora do ex-prefeito de Janaúba, Ivonei Abade Brito (PSDB), Bernardo Santana é o deputado eleito mais votado no município. O ex-prefeito Ivonei ainda não se posicionou a respeito da saída do aliado do páreo e nem sobre qual o candidato que o grupo poderá apoiar.
Uma provável hipótese é de que o ex-prefeito Ivonei Abade venha a declinar por apoio à candidatura do atual suplente de deputado federal Humberto Souto (PPS), da coligação “Minas Segue em Frente” (PPS, PV,PDT), que apoiou Abade na eleição de 2012, quando Ivonei foi candidato a prefeito de Janaúba tendo o então vice-prefeito Valério Dias (PPS) como candidato a vice-prefeito. A dobradinha obteve mais de 14 mil votos e perdeu a eleição por uma urna, pouco mais de 300 votos. No âmbito estadual, Ivonei apoia a candidatura à reeleição do deputado estadual Gil Pereira (PP), enquanto que Dias não tem, ainda, definido a quem apoiar na eleição para a Assembléia Legislativa.
Com o nome registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a ex-deputada estadual Elbe Brandão (PSDB) é candidata a deputada federal. Existe possibilidade de Elbe retirar a própria candidatura. Mas, também, diante da atual conjuntura política não será novidade ela encarar o pleito. Isso porque até o momento o grupo político de Elbe e do marido, o deputado estadual Luiz Henrique (PSDB), ainda não definiram publicamente o nome de um (a) candidato (a) à Câmara Federal no município de Janaúba.
Caso a esposa não seja candidata a deputada federal, o deputado Luiz Henrique poderá fazer a dobradinha em Janaúba com outro(a) aliado(a). Neste caso há possibilidade do declínio pela candidatura do deputado federal Eros Biondini (PTB), da coligação PTB/PMN, que foi o 5º mais votado em Janaúba quatro anos atrás com 1.946 votos e sendo, hoje, o terceiro deputado federal eleito mais votado no município em 2010; da médica e primeira-dama de Montes Claros Raquel Muniz (PSC), da coligação PSC, PTC, PSL, ou de outros nomes.
O grupo político do ex-prefeito e ex-deputado estadual Aldimar Dimas Rodrigues (PMDB) apoia a candidatura à reeleição do deputado federal José Saraiva Felipe (PMDB), enquanto que o ex-prefeito José Benedito Nunes Neto (PT) acompanha a candidatura à reeleição do deputado federal Leonardo Monteiro (PT). Tanto Saraiva quanto Monteiro fazem parte da coligação “Minas Pra Você”, composta pelos partidos PT, PMDB, PC do B, PROS e PRB. Os ex-prefeitos Dimas e José Benedito apoiam o mesmo candidato a deputado estadual: o deputado Paulo Guedes (PT).
De Janaúba há ainda mais dois candidatos a deputado federal. O radialista Pedro Wilson Rocha (PSL), da coligação “Minas Melhor”, composta pelos partidos PSL, PSC e PTC, e o servidor público federal janaubense Wiris Carlos Lopes (PHS), da coligação “+Minas”, formada pelos partidos PHS, PTdoB, PEN e PRP.
Há cogitação nos bastidores políticos de nova desistência de candidatura a deputado federal por liderança do Norte de Minas. O suplente de deputado federal Jairo Atayde (DEM), da coligação “A Vez de Minas”, formada pelos partidos PSDB, PP, DEM, PR, SD e PSD, é sondado a desistir de um possível retorno à Câmara Federal para ingressar no apoio à candidatura de Raquel Muniz (PSC), esposa do prefeito de Montes Claros, Ruy Muniz (PRB), que empossou em seu governo, esta semana, o advogado Farley Menezes, presidente do PSDB de montes Claros, na função de secretário de governo. Farley Menezes é aliado do casal de suplentes de deputados Jairo Atayde e Ana Maria Resende (PSDB), que chegou a exercer mandato de deputado estadual na atual legislatura. Caso Atayde fique fora da disputa e se alie à Raquel, o grupo político Muniz retribuiria com apoio à candidatura de Ana Maria a deputada estadual.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACIDENTE FATAL NA BR-251 ENTRE CARRETA E VAN QUE TRANSPORTAVA PACIENTES DE JANAÚBA; SAMU E BOMBEIROS INFORMAM QUE 3 PESSOAS MORRERAM

PROFESSORA DA PREFEITURA DE JANAÚBA MORRE EM ACIDENTE NA MG-401: PROFESSORA ÂNGELA ESTAVA NUMA MOTO ENTRE JANAÚBA E VERDELÂNDIA

AVIÃO CAI NO SUL DE MINAS E DEIXA 7 MORTOS, ENTRE ELES O EMPRESÁRIO JANAUBENSE MARCÍLIO SILVEIRA, FILHO DO JANAUBENSE TONY EQUIPAMENTOS

CORPO DA SERVIDORA CARMEN MADALENA, DA CODEVASF, É SEPULTADO EM JANAÚBA EM CLIMA DE COMOÇÃO; SERVIDORA ELIANE MONÇÃO, VÍTIMA DESSE ACIDENTE, RECEBE ALTA E DEVE CHEGAR À JANAÚBA NESTA SEXTA-FEIRA

RIO GORUTUBA NA COMUNIDADE DE CATUNI, EM FRANCISCO SÁ-MG, NESTE SÁBADO, DIA 02 DE MARÇO DE 2024

DOIS MOTORISTAS E O DONO DO ÔNIBUS MORRERAM COM A COLISÃO EM CAMINHÃO NA BR-122, ENTRE JANAÚBA E CAPITÃO ENÉAS: ELES VIAJAVAM DE PINDAÍ-BA PARA SÃO PAULO; MOTORISTA DO CAMINHÃO QUE IA PARA JAÍBA ESTÁ INTERNADO EM HOSPITAL

ACIDENTE FATAL NA MG-401 EM JANAÚBA: TRÊS PESSOAS MORRERAM E UMA FICOU FERIDA EM COLISÃO QUE ENVOLVEU TRÊS CAMINHÕES

WAGUIM DA GÁS NORTE PARTIU ETERNAMENTE QUANDO PRATICAVA O QUE GOSTAVA DE FAZER: APROVEITAR A VIDA, VIAJAR PELO BRASIL E PILOTAR MOTOCICLETA

TRÁGICO ACIDENTE NA BR-122 CAUSA A MORTE DA EMPRESÁRIA DULCE COSTA LOPO, DA PALIJAN DE JANAÚBA: CARRO CAPOTOU PERTO DE CAPITÃO ENÉAS

ACIDENTE NA BR-122: UMA MULHER MORREU E 3 PESSOAS FICARAM FERIDAS EM BATIDA DE CARRO COM CAMINHÃO