FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

Imagem
FUNORTE JANAÚBA... Somos referência... FUNORTE JANAÚBA (38)38213427 (38) 998776968 Endereço: rua Rodolfo Soares de Oliveira, 234, Vila São Vicente, Janaúba/MG.

PRODUTORES DO NORTE DE MINAS FARÃO MANIFESTO NACIONAL CONTRA A IMPORTAÇÃO DE BANANA DO EQUADOR

Foto Oliveira Júnior
Na audiência, produtores defendem a proibição técnica de banana do Equador.
JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Os produtores do Norte de Minas vão mobilizar os fruticultores do Brasil no sentido de realizar manifestações sincronizadas com o intuito de que o governo federal mude a postura e evite um caos na bananicultura nacional diante do aceno do governo brasileiro pela importação da banana do Equador.
Esse assunto foi debatido exaustivamente durante audiência pública ocorrida nessa quarta-feira, dia 16 de abril, em Janaúba, com produtores de frutas da região. A palavra de ordem foi “não à banana do Equador”.
Foto Oliveira Júnior
Momento em que o presidente da Confederação Nacional dos Bananicultores, Dirceu Colares (em pé), explana sobre o prejuízo para a fruticultura brasileira diante da importação de banana do Equador.
Organizada pela Confederação Nacional dos Bananicultores (Conaban), pela Associação dos Fruticultores do Norte de Minas (Abanorte) e pela Associação dos Sindicatos dos Produtores Rurais do Norte de Minas e do Vale do Jequitinhonha (Aspronorte), a audiência pública serviu para avaliar a influência da fruticultura no contexto social e econômico de Janaúba e região e também a possibilidade de declínio nesse setor com a concorrência da importação da fruta equatoriana a qual, segundo técnicos brasileiros, há alta incidência do uso de produto químico e ainda a facilidade da praga da sigatoka negra que tem grande poder de destruição dos bananais.
Foto Oliveira Júnior
Presidente da Abanorte, Jorge Luís, ressalta a importância da banana do Norte de Minas e o fortalecimento da classe.
De acordo com Jorge Luís Souza, presidente da Abanorte, o ideal nesse momento e que haja ação técnica em que fique claro o perigo que a banana do Equador pode afetar no que tange à qualidade do fruto. Ele cita ainda que os produtores devem agir politicamente e conclamarem o governo a analisar o quanto a decisão pela importação da fruta poderá causar danos à economia nacional e o enfraquecimento da fruticultura. “Somos unidos e não fantoche”, declarou o presidente da Abanorte.
Foto Oliveira Júnior

Reunião foi no Centro Cultural do Sindicato Rural de Janaúba.
Jorge Luís informou que marcará para os próximos dias uma audiência com o ministro da Casa Civil do governo brasileiro, Aloiso Mercadante, ocasião em que juntamente com representante da Conaban irão contrapor a compra de banana do Equador que, dependendo da situação, poderá também vender para o Brasil outras frutas, caso de limão, manga e mamão com o apoio do governo brasileiro em detrimento às frutas produzidas neste país.
Foto Oliveira Júnior
José Aparecido Mendes, presidente do Sindicato Rural de Janaúba e da Associação dos Sindicatos dos Produtores Rurais do Norte de Minas e do Vale do Jequitinhonha, cita que a decisão do governo brasileiro poderá causar desemprego no Norte de Minas.
A audiência pública contou com as presenças do presidente da Conaban, Dirceu Colares, da Aspronorte, José Aparecido Mendes, dos deputados Humberto Souto (federal) e Luiz Henrique (estadual), do vereador Carlos Isaildon Mendes, representando a Câmara Municipal de Janaúba, e ainda os prefeitos Yuji Yamada e Raul Alves, respectivamente, de Janaúba e de Nova Porteirinha, e José Valci, presidente do Conselho Administrativo da Agricultura Familiar do Projeto Jaíba.
Foto Oliveira Júnior
Vereador Carlos Isaildon Mendes, de Janaúba, menciona a decisão do governo em não liberar crédito para o plantio de limão nos projetos Jaíba e Gorutuba.
O vereador Carlos Isaildon anunciou que determinações recentes do Ministério da Agricultura impedem que os bancos oficiais financiem a implantação e o custeio de plantio de lima ácida (limão) em Janaúba e no Projeto Jaíba. Essa decisão caiu como um balde de água fria entre os fruticultores da região, pois além do “fantasma” da vinda da banana do Equador eles ficarão sem condições para cultivar limão.
Foto Oliveira Júnior

Deputado estadual Luiz Henrique anuncia a proposta de solicitar junto à Assembléia Legislativa de Minas por uma audiência pública ampla para mobilizar o governo brasileiro a não prejudicar a fruticultura brasileira.
Para José Valci, que representa 1.800 agricultores, o governo federal tem que ser sensível com a agricultura, pois esse setor tem condição de produzir para abastecer o Brasil. Ele entende que o governo deva conceder suporte aos produtores que enfrentam dificuldades no custeio da água e da energia elétrica.
Dirceu Colares, presidente da Conaban, afirmou que o Norte de Minas produz a melhor banana do Brasil. A bananicultura no Norte de Minas oferece 15 mil empregos diretos e 45 mil indiretos. “Somos capaz de abastecer o mercado interno”, frisou Dirceu Colares ao demonstrar a disposição dos produtores de várias regiões brasileiras. O presidente da Conaban informou que um grupo de fitopatologistas fazem estudos para que possam argumentar contra a importação da banana do Equador.
Foto Oliveira Júnior
Deputado federal Humberto Souto se prontifica a ajudar os produtores do Norte de Minas na mobilização nacional em favor da bananicultura brasileira e mostrar ao governo do Brasil que a importação da fruta do Equador poderá provocar caos social nos estados brasileiros que empregam milhares brasileiros no plantio de banana.
Foto Oliveira Júnior
Produtores de frutas do Norte de Minas estão indignados com o governo brasileiro que autorizou o Equador a vender banana para o Brasil em detrimento à bananicultura brasileira que é auto suficiente para abastecer o mercado interno e até exportar para a Europa.
O presidente da Aspronorte, entidade que representa 43 sindicatos e mais de 33 mil produtores, José Aparecido mencionou que são quase 12 mil hectares de banana em produção no Norte de Minas. “Quase 30 anos de luta do produtor rural para buscar tecnologia, investir no campo e, infelizmente, depara com uma atitude do governo brasileiro em que desvaloriza a classe rural”, comentou o presidente da Aspronorte. Os deputados Luiz Henrique e Humberto Souto se prontificaram a continuar em defesa da agricultura e pecuária.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACIDENTE FATAL NA BR-251 ENTRE CARRETA E VAN QUE TRANSPORTAVA PACIENTES DE JANAÚBA; SAMU E BOMBEIROS INFORMAM QUE 3 PESSOAS MORRERAM

PROFESSORA DA PREFEITURA DE JANAÚBA MORRE EM ACIDENTE NA MG-401: PROFESSORA ÂNGELA ESTAVA NUMA MOTO ENTRE JANAÚBA E VERDELÂNDIA

AVIÃO CAI NO SUL DE MINAS E DEIXA 7 MORTOS, ENTRE ELES O EMPRESÁRIO JANAUBENSE MARCÍLIO SILVEIRA, FILHO DO JANAUBENSE TONY EQUIPAMENTOS

CORPO DA SERVIDORA CARMEN MADALENA, DA CODEVASF, É SEPULTADO EM JANAÚBA EM CLIMA DE COMOÇÃO; SERVIDORA ELIANE MONÇÃO, VÍTIMA DESSE ACIDENTE, RECEBE ALTA E DEVE CHEGAR À JANAÚBA NESTA SEXTA-FEIRA

RIO GORUTUBA NA COMUNIDADE DE CATUNI, EM FRANCISCO SÁ-MG, NESTE SÁBADO, DIA 02 DE MARÇO DE 2024

DOIS MOTORISTAS E O DONO DO ÔNIBUS MORRERAM COM A COLISÃO EM CAMINHÃO NA BR-122, ENTRE JANAÚBA E CAPITÃO ENÉAS: ELES VIAJAVAM DE PINDAÍ-BA PARA SÃO PAULO; MOTORISTA DO CAMINHÃO QUE IA PARA JAÍBA ESTÁ INTERNADO EM HOSPITAL

ACIDENTE FATAL NA MG-401 EM JANAÚBA: TRÊS PESSOAS MORRERAM E UMA FICOU FERIDA EM COLISÃO QUE ENVOLVEU TRÊS CAMINHÕES

WAGUIM DA GÁS NORTE PARTIU ETERNAMENTE QUANDO PRATICAVA O QUE GOSTAVA DE FAZER: APROVEITAR A VIDA, VIAJAR PELO BRASIL E PILOTAR MOTOCICLETA

TRÁGICO ACIDENTE NA BR-122 CAUSA A MORTE DA EMPRESÁRIA DULCE COSTA LOPO, DA PALIJAN DE JANAÚBA: CARRO CAPOTOU PERTO DE CAPITÃO ENÉAS

ACIDENTE NA BR-122: UMA MULHER MORREU E 3 PESSOAS FICARAM FERIDAS EM BATIDA DE CARRO COM CAMINHÃO