FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

Imagem
FUNORTE JANAÚBA... Somos referência... FUNORTE JANAÚBA (38)38213427 (38) 998776968 Endereço: rua Rodolfo Soares de Oliveira, 234, Vila São Vicente, Janaúba/MG.

UM POUCO DA HISTÓRIA DE JANAÚBA

Foto Herval Rangel

Avenida Brasil esquina com a rua Aimorés, centro de Janaúba. No lado direito, a casa onde morou Osmar Antunes; no lado esquerdo, onde morou “seu” Mário alfaiate, que foi, na década de 50, suplente de Juiz de Paz em Janaúba.
JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – O primeiro prefeito de Janaúba, Dr. Maurício de Azevedo, foi eleito em 6 de março de 1949 e tomou posse no dia 30 do mesmo mês, data em que também foi empossado o primeiro vice-prefeito deste município Antonino Neves de Souza Gomes. No mesmo dia tomaram posse os 9 vereadores.
A primeira composição da Câmara Municipal de Janaúba teve os seguintes vereadores: Martiniano Coelho, Joaquim Bispo de Oliveira, Belizário Ladeia da Silveira, Robinson Crusoé de Macedo, Sebastião Fernandes de Souza, Moisés Bento Lacerda, Santos Mendes Ferreira, José Rodrigues Fróes e Veraldino Conrado da Silva.
Martiniano Coelho foi eleito, por unanimidade, primeiro presidente da Câmara Municipal de Janaúba. O vereador Veraldino Conrado Silva pediu licença em outubro de 1950 e não mais retornou, assumindo em seu lugar o suplente Marcolino Evangelista Barbosa. O segundo suplente a assumir vaga na Câmara janaubense foi Antônio Parrela com o pedido de renúncia do vereador Belizário Ladeia da Silveira, em fevereiro de 1951, por ter sido diplomado Juiz de Paz do município.
Um detalhe: assim que finalizaram o respectivo mandato de prefeito e vice-prefeito, Dr. Maurício Azevedo e Antonino Neves Gomes foram eleitos e tomaram posse na função de vereador.
1º PREFEITO MORRE QUANDO ERA VEREADOR
Eleito vereador por Janaúba em novembro de 1952, Rômulo Sales de Azevedo (mais tarde foi vereador e prefeito) não quis assumir o cargo em 30 de março do ano seguinte. Ele renunciou ao mandato e, com isso, cedeu a vaga para o suplente Epaminondas Mendes de Brito. Nessa eleição, o então prefeito Maurício de Azevedo foi o vereador mais votado.
Para o mandato de dois anos, de 1953 a 55, a Câmara era composta por 9 vereadores, sendo Maurício de Azevedo, Américo Soares de Oliveira, Antonino Neves de Souza Gomes (era vice-prefeito na gestão anterior), Antunino Antunes da Silva, Oscarlino Fernandes de Souza, Antônio Martins de Souza, Oscar Ferreira Porto, José de Farias Vieira e Epaminondas Mendes.
O prefeito foi Péricles de Oliveira Santos (derrotado na eleição anterior) e o vice-prefeito foi Santos Mendes Ferreira, vereador na gestão anterior. Essa chapa foi consenso.
Naquela ocasião também foram empossados o Juiz de Paz Belizário Ladeia da Silveira (vereador no mandato anterior e que havia renunciado) e os suplentes de Juiz de Paz João Batista de Menezes (“seu” Mário) e Joaquim Bispo de Oliveira (vereador na gestão anterior).
Em 7 de novembro de 1953, a Câmara Municipal, por unanimidade, recusou o pedido de renúncia do prefeito Péricles de Oliveira que alegava falta de apoio político. Em 4 de fevereiro de 1954, a 2ª suplente Anita Silveira Mundim foi empossada no cargo de vereadora no lugar de Maurício de Azevedo, que havia falecido. O 1º suplente era Emídio Pereira da Silva que não quis ocupar a função titular.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACIDENTE FATAL NA BR-251 ENTRE CARRETA E VAN QUE TRANSPORTAVA PACIENTES DE JANAÚBA; SAMU E BOMBEIROS INFORMAM QUE 3 PESSOAS MORRERAM

PROFESSORA DA PREFEITURA DE JANAÚBA MORRE EM ACIDENTE NA MG-401: PROFESSORA ÂNGELA ESTAVA NUMA MOTO ENTRE JANAÚBA E VERDELÂNDIA

AVIÃO CAI NO SUL DE MINAS E DEIXA 7 MORTOS, ENTRE ELES O EMPRESÁRIO JANAUBENSE MARCÍLIO SILVEIRA, FILHO DO JANAUBENSE TONY EQUIPAMENTOS

CORPO DA SERVIDORA CARMEN MADALENA, DA CODEVASF, É SEPULTADO EM JANAÚBA EM CLIMA DE COMOÇÃO; SERVIDORA ELIANE MONÇÃO, VÍTIMA DESSE ACIDENTE, RECEBE ALTA E DEVE CHEGAR À JANAÚBA NESTA SEXTA-FEIRA

RIO GORUTUBA NA COMUNIDADE DE CATUNI, EM FRANCISCO SÁ-MG, NESTE SÁBADO, DIA 02 DE MARÇO DE 2024

DOIS MOTORISTAS E O DONO DO ÔNIBUS MORRERAM COM A COLISÃO EM CAMINHÃO NA BR-122, ENTRE JANAÚBA E CAPITÃO ENÉAS: ELES VIAJAVAM DE PINDAÍ-BA PARA SÃO PAULO; MOTORISTA DO CAMINHÃO QUE IA PARA JAÍBA ESTÁ INTERNADO EM HOSPITAL

ACIDENTE FATAL NA MG-401 EM JANAÚBA: TRÊS PESSOAS MORRERAM E UMA FICOU FERIDA EM COLISÃO QUE ENVOLVEU TRÊS CAMINHÕES

WAGUIM DA GÁS NORTE PARTIU ETERNAMENTE QUANDO PRATICAVA O QUE GOSTAVA DE FAZER: APROVEITAR A VIDA, VIAJAR PELO BRASIL E PILOTAR MOTOCICLETA

ACIDENTE NA BR-122: UMA MULHER MORREU E 3 PESSOAS FICARAM FERIDAS EM BATIDA DE CARRO COM CAMINHÃO

ACIDENTE FATAL EM JANAÚBA ENVOLVENDO VÍTIMA QUE ESTAVA NUMA BICICLETA E UM ÔNIBUS