FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

Imagem
FUNORTE JANAÚBA... Somos referência... FUNORTE JANAÚBA (38)38213427 (38) 998776968 Endereço: rua Rodolfo Soares de Oliveira, 234, Vila São Vicente, Janaúba/MG.

UNIÃO DA FAMÍLIA GARANTE SUCESSO EM PORTEIRINHA

PORTEIRINHA (por Cecília Oliveira) – Organizadas e articuladas dezenas de mulheres de várias idades integram a Associação de Mulheres de Várzea Bonita, zona rural, localizada a 3 km de Porteirinha no Norte de Minas, onde com frequência recebem cursos de capacitação oferecidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Minas), como ocorreu este mês com Produção de Conservas Vegetais, Compotas, Frutos Cristalizados e Desidratados.
Dentre as participantes estava Tereza Farias, conhecida por todos como Terezinha de Solé, apelido do marido. Eles trabalham há mais de 10 anos com a produção e venda de doces de leite em pasta e doces de leite com amendoim e côco em tabletinhos, de onde tiram o sustento da família. Ela trabalha na fabricação e seu Solé nas vendas. Além de Porteirinha, também nas quartas-feiras comercializam os doces em Janaúba, onde já têm freguesia certa.
Eles vendem, por semana, cerca de 40 quilos de doces. Quanto ganha ela não disse, mas contou que com a renda ajudou os filhos a estudar e o mais velho pôde até fazer faculdade. Construiu uma casa – de tijolo, ressalta, já que antes morava em uma de adobe – reservou um grande cômodo para fabricar os doces. Disse também que agora com os doces cristalizados, que aprendeu no curso, vai poder diversificar mais a produção e aumentar a renda.
FREGUESIA
Terezinha conta que antes de produzir e vender doces, a vida era muito difícil. Ela e o marido trabalhavam muito e, mesmo assim, passavam por dificuldades. Para ajudar em casa, ela fazia faxina e lavava roupa e o marido trabalhava na lavoura de terceiros.
Até que um dia ela se inscreveu na Associação de Mulheres e logo participou do curso de produção de doces e começou a produzir como as demais associadas. Depois de um tempo e alguns problemas, as colegas foram desistindo de trabalhar em conjunto. “Mas como eu precisava daquela renda, resolvi trabalhar por conta própria”, disse.
Segundo ela, com o tempo e a ajuda dos cinco filhos, marido, irmão e do cunhado, o negócio foi se estruturando. Todas as pessoas que experimentavam o doce queriam mais, com isso as vendas foram crescendo e o negócio se estabilizando. Ainda segundo ela, os doces não ajudaram só a melhorar a situação financeira da família, ajudou principalmente os filhos a aprenderem a trabalhar e a dar valor às conquistas.
Hoje trabalham na fabriqueta de doces, além de Tereza e Solé, uma filha do casal e uma sobrinha. Já compraram algumas vacas leiteiras e fizeram um pomar na pequena propriedade onde moram. Estão produzindo a matéria prima para fabricação dos doces, agregando assim maior valor comercial aos produtos. O objetivo do casal agora é construir um cômodo maior e transferir as atividades, aumentar a produção de doces e expandir as vendas para novos mercados.
ENVOLVIMENTO
A Associação de Mulheres de Várzea Bonita tem sede própria com salão de reuniões e uma cozinha industrial onde as associadas se dividem na fabricação de doces, biscoitos, licores, dentre outros produtos que são comercializados aos sábados na feira do Mercado Municipal de Porteirinha.
Com cerca de 15 mil associados, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Porteirinha vem proporcionando aos seus sócios capacitação e profissionalização em várias atividades nos cursos realizados em parceria com o Senar Minas, melhorando a renda e a qualidade de vida da população rural do município.

Comentários

Unknown disse…
Essa é minha mainha..!! Guerreira

Postagens mais visitadas deste blog

ACIDENTE FATAL NA BR-251 ENTRE CARRETA E VAN QUE TRANSPORTAVA PACIENTES DE JANAÚBA; SAMU E BOMBEIROS INFORMAM QUE 3 PESSOAS MORRERAM

PROFESSORA DA PREFEITURA DE JANAÚBA MORRE EM ACIDENTE NA MG-401: PROFESSORA ÂNGELA ESTAVA NUMA MOTO ENTRE JANAÚBA E VERDELÂNDIA

AVIÃO CAI NO SUL DE MINAS E DEIXA 7 MORTOS, ENTRE ELES O EMPRESÁRIO JANAUBENSE MARCÍLIO SILVEIRA, FILHO DO JANAUBENSE TONY EQUIPAMENTOS

CORPO DA SERVIDORA CARMEN MADALENA, DA CODEVASF, É SEPULTADO EM JANAÚBA EM CLIMA DE COMOÇÃO; SERVIDORA ELIANE MONÇÃO, VÍTIMA DESSE ACIDENTE, RECEBE ALTA E DEVE CHEGAR À JANAÚBA NESTA SEXTA-FEIRA

RIO GORUTUBA NA COMUNIDADE DE CATUNI, EM FRANCISCO SÁ-MG, NESTE SÁBADO, DIA 02 DE MARÇO DE 2024

DOIS MOTORISTAS E O DONO DO ÔNIBUS MORRERAM COM A COLISÃO EM CAMINHÃO NA BR-122, ENTRE JANAÚBA E CAPITÃO ENÉAS: ELES VIAJAVAM DE PINDAÍ-BA PARA SÃO PAULO; MOTORISTA DO CAMINHÃO QUE IA PARA JAÍBA ESTÁ INTERNADO EM HOSPITAL

ACIDENTE FATAL NA MG-401 EM JANAÚBA: TRÊS PESSOAS MORRERAM E UMA FICOU FERIDA EM COLISÃO QUE ENVOLVEU TRÊS CAMINHÕES

WAGUIM DA GÁS NORTE PARTIU ETERNAMENTE QUANDO PRATICAVA O QUE GOSTAVA DE FAZER: APROVEITAR A VIDA, VIAJAR PELO BRASIL E PILOTAR MOTOCICLETA

ACIDENTE NA BR-122: UMA MULHER MORREU E 3 PESSOAS FICARAM FERIDAS EM BATIDA DE CARRO COM CAMINHÃO

ACIDENTE FATAL EM JANAÚBA ENVOLVENDO VÍTIMA QUE ESTAVA NUMA BICICLETA E UM ÔNIBUS