FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

Imagem
FUNORTE JANAÚBA... Somos referência... FUNORTE JANAÚBA (38)38213427 (38) 998776968 Endereço: rua Rodolfo Soares de Oliveira, 234, Vila São Vicente, Janaúba/MG.

CÂNCER: A DIFÍCIL BATALHA PELA VIDA QUE OS DOENTES ENFRENTAM

Reportagem de Oliveira Júnior

Fotos de Sílvio da Silva

Edição de Wallison Freitas

Centenas de janaubenses e moradores de outros municípios da região da Serra Geral de Minas estão diretamente envolvidos na luta contra o câncer. Eles travam o duelo para sobreviverem, mesmo com o desgaste físico e emocional decorrente das viagens de ida e volta ao setor de Oncologia, na cidade de Montes Claros. A maratona inicia com a solicitação, através do Tratamento Fora de Domicílio (TFD), de vaga nos veículos que transportam os pacientes em busca de especialidade médica. Conseguir o transporte, às vezes, é complicado diante da demanda de pacientes. Eles fazem as sessões de quimioterapia e radioterapia, em Montes Claros, já que a cidade onde residem não comporta essa especialidade médica.
“Todos temos um câncer dormindo em nós.” A informação parece absurda, mas, o Dr. David Servan-Schreiber – renomado médico, pesquisador e ex-paciente oncológico francês – sintetizou nesta pequena frase uma verdade que é irrefutável no mundo moderno. Com base em sólida atividade científica e na experiência de sobreviver 15 anos após ser acometido por um câncer no cérebro que, diga-se de passagem, costuma matar o paciente em um período que varia entre seis semanas (sem tratamento) há seis meses (com tratamento) – o Dr. David estudou profundamente a doença e informou: “A genética contribui no máximo com 15% para a mortalidade do câncer – todas as pesquisas concordam.”

“Eu tenho câncer de pulmão. Estou na fase final do tratamento e estou aprendendo a reviver”, declarou o fruticultor Clemente Teles Neto que descobriu a doença em novembro de 2011. Casos iguais a de Clemente se misturam na legião de janaubenses que, de uma forma ou de outra, se esforçam para ter a devida assistência e, com isso, darem seqüência à vida. Quanto mais cedo recorrer ao profissional médico melhor será. De acordo com a equipe médica da Oncomed, de Belo Horizonte, que assiste Clemente nos últimos quatro meses, o êxito do tratamento do janaubense se dá, principalmente, em função da precocidade do diagnóstico. O paciente tem sido submetido à quimioterapia e à radioterapia. Clemente Teles ou Kelé, como é mais conhecido, fez questão de relatar para MAIS essa nova trajetória da sua vida. “Alerto a todos sobre a importância dos exames periódicos e check-ups médicos anuais. Todos nós conhecemos histórias de pessoas que passam anos sofrendo para tentar curar um câncer. Ouvimos falar das dores, dos enjôos e dos efeitos colaterais...”, orientou o fruticultor que reconhece que o acesso ao tratamento é muito caro, apesar de ter a cobertura do Sistema Único de Saúde (SUS).
E é justamente pelo SUS que a maioria dos pacientes de Janaúba e da Serra Geral recorre ao tratamento. Nas primeiras horas do dia as principais rodovias da região são literalmente invadidas pela romaria desses pacientes que se aglomeram em micro-ônibus, vans e automóveis próprios ou cedidos pelo poder público. Três e meia da madrugada. Esse é o horário que um pedreiro janaubense tem acordado para preparar o café e depois se deslocar para a praça onde, por alguns minutos, ainda no escuro, aguarda a chegada do veículo coletivo que o leva para a cidade de Montes Claros visando o tratamento no setor de Oncologia. Chega ao destino por volta de 7h ou sete e meia da manhã. O retorno ocorre apenas à noite, isso quando não precisa ficar internado. Há momentos de angústia e raiva, pois não é raro acontecer transtornos e constrangimentos para se obter a vaga no transporte. Para conter mais esse sofrimento dos pacientes e familiares, o vereador janaubense Paulo Roberto de Oliveira, o Pauleca, reivindicou a implantação do serviço de Oncologia na cidade de Janaúba como forma de se tornar ágil o atendimento aos pacientes da região da Serra Geral de Minas e, conseqüentemente, desafogar o sistema em Montes Claros. Há casos em que pacientes viajam mais de 600 quilômetros para obter dessa assistência no tratamento contra o câncer. Em Janaúba estão cadastrados em torno de 400 pacientes na Secretaria Municipal de Saúde que requerem os serviços oncológicos, principalmente com relação ao câncer de próstata e câncer de mama e de pulmão. “Aqui em Janaúba já temos o Hospital do Rim, o serviço de hemodiálise. A implantação da Oncologia aqui trará inúmeros benefícios para quem necessitar desse atendimento que, infelizmente, tem tido uma grande demanda”, comentou o vereador Pauleca, que é funcionário publico estadual na área de Saúde.
Apesar dos órgãos públicos não possuírem um número exato de pacientes que fizeram ou realizam o tratamento, o aumento dos casos de câncer no Norte de Minas, principalmente na região da Serra Geral de Minas, era evidenciado há cerca de 10 anos. Naquela ocasião, em 2003, o médico Wellington Pacífico Campos de Lima, concluiu que em torno de 7 mil pessoas entre agricultores e familiares, incluindo crianças, do Projeto Jaíba, no município de mesmo nome, estariam contaminados com agrotóxico que poderia, caso não houvesse o imediato tratamento, causar câncer. Durante quatro anos ao desenvolver trabalho de pós-graduação pelo Centro Educacional São Camilo e Faculdade de Medicina de Itajubá, Wellington Lima, médico e ex-prefeito de Jaíba (2005 a 2008), constatou que o uso demasiado e inadequado de agrotóxico nas plantações teria provocado a contaminação de 54% dos pequenos produtores do projeto. As vítimas são seriam apenas as que faziam a aplicação do produto químico, sem a devida proteção, contra pragas nas lavouras, mas as que moram nas proximidades e também quem consome as frutas e verduras oriundas das plantações pulverizadas com agrotóxicos. E essa situação não difere de outros municípios da região. Não tem sido difícil deparar com aplicações de agrotóxicos, inclusive com pulverização em avião apropriado, em lavouras do Projeto Gorutuba em áreas urbanas e habitáveis dos municípios de Janaúba e de Nova Porteirinha.
A evolução do câncer depende de cada organismo. O estilo de vida que cada indivíduo tem levado também influencia no desenvolvimento da doença. Antes da descoberta que tinha câncer, o fruticultor Clemente saboreava à vontade e até com certo exagero uma boa alimentação e bebida. Entretanto, ele aprendeu através da dor a importância da moderação e do compromisso com o equilíbrio entre aquilo que deseja e o que pode e deve fazer. Ele trata com a maior naturalidade essa mudança de comportamento.
O diagnóstico do câncer assusta qualquer pessoa e enfrentar o tratamento exige muita coragem e determinação. Externar essa situação também nos traz revelações, principalmente no que diz respeito ao carisma e legião de apoio. O janaubense Clemente Teles, adepto das redes sociais de relacionamento, caso do Facebook, experimenta essa receptividade. A cada relato, incluindo fotografias no setor de tratamento, que posta no Facebook, Kelé Teles recebe inúmeros comentários. Isso ocorre também em outros meios de comunicação, caso de e-mail e telefone celular. “São pessoas com as quais eu não falava há anos, ou aqueles com os quais eu convivia cotidianamente transmitiram-me uma força inenarrável e fortaleceram diariamente meu desejo de viver. A todos vocês, de longe e de perto, agradeço imensamente pelo carinho e pelo apoio”, relata Kelé que destaca o apoio incondicional da família e dos profissionais que lhe tem acolhido nessa caminhada onde tem apreendido a conviver, caso de Alda, do Hospital Felício Roxo, que tem sido atenciosa; da Doutora Letícia Carvalho por confortar a ele e à família, e da equipe do Oncomed/BH pelo empenho e competência.

Seja otimista! Busque forças na sua fé, crença ou religião! Apóie-se nos amigos – eles existem e aparecem!  Encare a doença de frente, olhe pra ela e diga: “Eu quero e eu vou viver!”. Reúna as forças dentro de você, vasculhe seu íntimo e pense no quanto a sua família te ama. Transforme este amor em energia e bombardeie seu câncer todos os dias com, pelo menos, um sorriso! Essa recomendação de conduta é de Clemente que age com realidade e bom-humor para superar as fases do tratamento.
“Faço um alerta destacado aos homens e mulheres jovens, especialmente as mães com crianças pequenas, que trabalham muito e não têm tempo para cuidar de sua própria saúde - e aos pais que costumam pensar que nada de mal acontecerá à sua família”, citou o fruticultor para quem é indispensável fazer exames periódicos, check-ups anuais e é fundamental ter acesso aos modernos centros de tratamento. Além de Clemente Teles, outros janaubenses também têm recorrido à capital mineira em busca de tratamento especializado para conter o avanço do câncer. Nesse quesito de driblar os malefícios e, sendo assim, prolongar mais ainda a vida, há moradores de Janaúba que utilizam das economias para um bom tratamento, pois nem todos os tipos de consultas e cirurgias os planos de saúde cobrem. “Não estou esbanjando dinheiro. Estou investindo na minha vida”, justificou um servidor público estadual aposentado que já fez tratamento contra câncer e tem acompanhamento neurológico.
A maioria dos brasileiros que têm câncer não sabe, mas o simples diagnóstico da doença garante a eles direitos especiais. Todo paciente de câncer, independente do tipo e da gravidade, pode sacar o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, o FGTS; assim como o PIS/PASEP. Se uma criança tem câncer, mas os pais trabalhem, eles podem sacar o FGTS. A solicitação deve ser feita em uma agência da Caixa Econômica Federal. É preciso apresentar os documentos pessoais originais e o exame anatomopatológico, que diagnostica o câncer. O exame anatomopatológico é um documento essencial para qualquer tipo de benefício. Ele normalmente está no prontuário médico do paciente ou no laboratório onde foi feito o exame.
O paciente também tem direito a licença médica e a receber o auxílio-doença. Outro direito é a isenção de imposto de renda. Esses benefícios devem ser solicitados ao INSS.
Direitos e tratamento especial que, apesar de não aliviar as dores ou amenizar a pressão psicológica de doenças, podem tornar menos difícil o cotidiano do paciente. Diminuir as preocupações do doente e oferecer carinho e alegria pode não curar, mas ajuda muito na qualidade de vida e na possível cura. (Fonte: revista MAIS, edição fevereiro/março 2012 - Janaúba/MG)

Comentários

BONIT MATERIA. DEVERIA SER PUBÇLICANA NOS JORNAIS LOCAIS ASSIM COMO LIDA EM TODAS RADIOS, COM FINALIDADE DE CHAMAR A TENÇÃO DE TODOS DA ADMINISTRAÇÃO PUBLICA E DA SOCIEDADE, PORQUE NENHUM D ENOS ESTAMOS LIVRES DESTE SOFRIMENTO.
MAS, ESTA SITUAÇÃO D EUM DOENTE VIAJAR, FICAR ESPERANDO O DIA TODO, PASSAR NECESSIDADE NA ESTRADA E AINDA TER GENTE COBRANDO PASSAGEM PARA AJUDAR OS MOTORISTAS ISOS JA E DEMAIS.
OUTRO DIA VIMOS A SAUDE DE PAI PEDRO DOBRANDO PARA ESSAS PESSOAS ANDAREM NOS ONIBUS QUE TRANSPORTA ESSA GENTE.
PORQUE NAO INSTALAR UMA UNIDADE PARA ATENDER A POPULAÇÃO DE JANAUBA E VIZINHANÇA AQUI EM NOSSO MUNICIPIO.sE PRECISAR DO IMOVEL PARA ESTA FINALIDADE PODE CONTAR COMIGO, ATE PARA COM AJUDA PARA CONSTRUÇÃO, MAS; TEM QUE COIBIR A ROUBALHEIRA EM TODOS SETORES PARA QUE ALGO SEJA FEITO DE IMEDIATO POR ESSA GENTE QUE ESTA A MERCÊ DA FALTA DE SORTE DE PRECISAR DA SAUDE PUBLICA.
ACORDA JANAUBA
Anônimo disse…
QUANTA HIPOCRISIA NESTA MATERIA,QUANTOS MISERAVEIS ANONIMOS ESTAO MORRENDO NESTA CIDADE, SEM DIREITO A AO BASICO DO BASICO EM TODAS AS AREAS QUE SE REFERE AO SERVIÇO PUBLICO, QUE POR SINAL PAGAM IMPOSTO COMO QUALQUER UM E NAO VER SEUS DIREITOS RESPEITADOS.AGORA POR SE TRATAR DE UM CIDADAO QUE POR TER DINHEIRO E POR SER "IMPORTANTE" TEM QUASE UMA PAGINA INTEIRA RELATANDO SEU SOFRIMENTO,ME POUPA SENHORES "JORNALISTA"DEIXEM DE SEREM PUXA SACO E VAMOS RELATAR OS FATOS QUE REALMENTE VAO FAZER COM QUE ESSA CIDADE CALOROSA SEJA REALMENTE UM LUGAR DIGNO PARA TODOS E NAO SO PARA UMA MEIA DUZIA QUE SE DIZEM "IMPORTANTANTES" .AINDA BEM QUE NAO MORO MAIS AI,E SINCERAMENTE NAO TENHO VONTADE DE VOLTAR NEM A PASSEIO,DEZ ANOS SE PASSARAM,E A MENTALIDADE DOS GOVERNANTES CONTINUAM A MESMA.QUE O POVO FIQUE ALERTA E MOSTRE A SUA FORÇA NAS URNAS.
Unknown disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse…
SALVE DEUS! MORO EM BELO HORIZONTE E TENHO MUDAS DAS PLANTAS AVELOZ E/OU JANAUBA QUE A QUEM INTERESSE É SÓ PESQUISAR NO GOOGLE QUE EXISTE MILHARES DE DEPOIMENTOS DE CURA COM ESTAS DUAS PLANTAS, PRINCIPALMENTE COM O AVELOZ, E EM JANAUBA EM UMA AVENIDA DUPLA QUE FAZ ESQUINA COM AV. BEIRA RIO, EM FRENTE A UMA CASA DE VENDA DE CARROS OU TRATORES, TEM UMA ÁRVORE GIGANTE DE AVELOZ. PESQUISE NA INTERNET E VEJAM COMO FAZER O LEITE DA PLANTA. NÃO FAÇAM SEM PESQUISAR, POIS ELE É TÓXICO, MAS HÁ 18 ANOS CONHEÇO A PLANTA E CONHEÇO INÚMEROS CASOS DE CURA DE CANCER COM O USO DESTE LEITE. CASO ALGUÉM SE INTERESSE EU PASSO EMAIL COM OS LINK'S QUE DEVEM SER LIDOS. OU COLOQUEM NO GOOGLE "AVELOZ CURA CANCER" OU JANAUBA CURA CANCER E LEIAM BASTANTE. NÃO PRECISA ACREDITAR EM MIM, LEIAM E CONCLUAM. SE EU ESTIVESSE COM CANCER JA TERIA SIDO CURADA, PORQUE TENHO FÉ EM DEUS E USARIA UMA DAS PLANTAS CITADAS. CLEUNICE - 31-34864811 EMAIL cleudias@hotmail.com

Postagens mais visitadas deste blog

ACIDENTE FATAL NA BR-251 ENTRE CARRETA E VAN QUE TRANSPORTAVA PACIENTES DE JANAÚBA; SAMU E BOMBEIROS INFORMAM QUE 3 PESSOAS MORRERAM

PROFESSORA DA PREFEITURA DE JANAÚBA MORRE EM ACIDENTE NA MG-401: PROFESSORA ÂNGELA ESTAVA NUMA MOTO ENTRE JANAÚBA E VERDELÂNDIA

AVIÃO CAI NO SUL DE MINAS E DEIXA 7 MORTOS, ENTRE ELES O EMPRESÁRIO JANAUBENSE MARCÍLIO SILVEIRA, FILHO DO JANAUBENSE TONY EQUIPAMENTOS

CORPO DA SERVIDORA CARMEN MADALENA, DA CODEVASF, É SEPULTADO EM JANAÚBA EM CLIMA DE COMOÇÃO; SERVIDORA ELIANE MONÇÃO, VÍTIMA DESSE ACIDENTE, RECEBE ALTA E DEVE CHEGAR À JANAÚBA NESTA SEXTA-FEIRA

RIO GORUTUBA NA COMUNIDADE DE CATUNI, EM FRANCISCO SÁ-MG, NESTE SÁBADO, DIA 02 DE MARÇO DE 2024

DOIS MOTORISTAS E O DONO DO ÔNIBUS MORRERAM COM A COLISÃO EM CAMINHÃO NA BR-122, ENTRE JANAÚBA E CAPITÃO ENÉAS: ELES VIAJAVAM DE PINDAÍ-BA PARA SÃO PAULO; MOTORISTA DO CAMINHÃO QUE IA PARA JAÍBA ESTÁ INTERNADO EM HOSPITAL

ACIDENTE FATAL NA MG-401 EM JANAÚBA: TRÊS PESSOAS MORRERAM E UMA FICOU FERIDA EM COLISÃO QUE ENVOLVEU TRÊS CAMINHÕES

WAGUIM DA GÁS NORTE PARTIU ETERNAMENTE QUANDO PRATICAVA O QUE GOSTAVA DE FAZER: APROVEITAR A VIDA, VIAJAR PELO BRASIL E PILOTAR MOTOCICLETA

ACIDENTE NA BR-122: UMA MULHER MORREU E 3 PESSOAS FICARAM FERIDAS EM BATIDA DE CARRO COM CAMINHÃO

ACIDENTE FATAL EM JANAÚBA ENVOLVENDO VÍTIMA QUE ESTAVA NUMA BICICLETA E UM ÔNIBUS