FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

Imagem
FUNORTE JANAÚBA... Somos referência... FUNORTE JANAÚBA (38)38213427 (38) 998776968 Endereço: rua Rodolfo Soares de Oliveira, 234, Vila São Vicente, Janaúba/MG.

PREFEITURA DE NOVA PORTEIRINHA AMPLIA AJUDA À GUARDA MIRIM

NOVA PORTEIRINHA (por Oliveira Júnior) – As prefeituras de Nova Porteirinha e de Janaúba prontificaram nesta semana a aumentar o apoio à Associação da Guarda Mirim de Janaúba, entidade mantenedora da Guarda Mirim criada há quase 11 anos e que atende crianças e jovens entre 13 anos e 18 anos dos municípios de Janaúba e Nova Porteirinha. A Guarda Mirim de Janaúba também recebe ajuda e apoio do comércio, de empresas e instituições.
         Em momento algum as prefeituras de Nova Porteirinha e de Janaúba recolheram os funcionários cedidos à entidade como foi noticiado por emissoras de rádio dessas duas cidades. O chefe de Gabinete da Prefeitura de Nova Porteirinha, João Batista Alves, assegurou na terça-feira, dia 24 de maio, que não procede a informação de que a Prefeitura deste município teria acabado com a parceria.

Foto Oliveira Júnior

Guardas mirins em atividade cívica na cidade de Nova Porteirinha, em setembro de 2008.

João Batista explicou que, por parte de Nova Porteirinha, há meses, é mantida a parceria com a Guarda Mirim com a cessão de uma funcionária e ainda ajuda com alimentos. Essa funcionária da Prefeitura de Nova Porteirinha continua trabalhando na Guarda Mirim, inclusive na semana passada e neste início de semana em que a entidade possivelmente teria suspendido as atividades. Ou seja, a provável paralisação das atividades da Guarda Mirim de Janaúba não foi por culpa da Prefeitura de Nova Porteirinha.
FUNCIONÁRIA CONFIRMA QUE PREFEITURA NÃO RETIROU PESSOAL
Na manhã de terça-feira, dia 24 de maio, no momento em que João Batista Alves explicava à reportagem sobre a parceria ininterrupta da prefeitura de Nova Porteirinha com a Guarda Mirim, por coincidência, chegou à sala do chefe de Gabinete da Prefeitura de Nova Porteirinha uma funcionária que presta serviço à entidade.
De maneira espontânea, essa funcionária, cedida pela Prefeitura de Janaúba, esclareceu sobre a atuação da Guarda Mirim e também da parceria mantida pelas prefeituras com a entidade. Ela relatou à reportagem que, por parte das funcionárias cedidas pelas prefeituras, a Guarda Mirim funcionou e funciona normalmente.
Ainda na manhã de terça-feira, dia 24, o prefeito de Nova Porteirinha, Wilmar Soares, recebeu em seu gabinete a reportagem e ressaltou que a parceria com a Guarda Mirim é um orgulho da sua administração e que jamais pensou em suspender o apoio, pois a Guarda Mirim tem contribuído na formação da cidadania das crianças e dos adolescentes de Nova Porteirinha.
Apesar de manter a parceria com a Guarda Mirim com a permanência da funcionária e com outras ajudas, principalmente com alimentos, o prefeito Wilmar Soares designou mais uma funcionária para prestar serviço junto à Associação da Guarda Mirim de Janaúba.
TROCA DE FUNCIONÁRIO
         Na tarde de terça-feira, dia 24, a reportagem esteve na Prefeitura de Janaúba onde manteve contato com o Secretário Municipal de Administração, José Cláudio, e com o Chefe de Gabinete, Moacir Nascimento de Carvalho, os quais negaram a suspensão da parceria da prefeitura com a Guarda Mirim. O secretário disse que não recebeu nenhum comunicado para recolher funcionários cedidos à entidade.
         Momentos antes de receber a reportagem, o chefe de Gabinete disse que esteve reunido com dirigente da Associação da Guarda Mirim de Janaúba. Segundo Moacir Nascimento, a Prefeitura de Janaúba é parceira da entidade com a destinação de recursos financeiros, algo em torno de R$ 1.200,00 mensais, fornecimento de alimentos por intermédio do Banco de Alimentos e a cessão de, pelo menos, três funcionários.
         O chefe de Gabinete ressalta que neste ano houve a troca de funcionário cedido para a parceria e que outra pessoa mantida pelo poder Executivo municipal poderia ser substituída em função de essa pessoa ingressar, por meio de concurso, no poder Executivo estadual e, diante disso, não poderia ser remunerada duplamente: pela prefeitura e pelo Governo estadual.
COMO SURGIU A GUARDA MIRIM
A Guarda Mirim de Janaúba surgiu através do Movimento Pró-Cidadania, evento este realizado pela Câmara Municipal de Janaúba, no ano de 2000. Sob a presidência do então vereador José Maria da Silva, a Câmara de Janaúba acatou, na época, a sugestão do então vereador Antônio Marcelo Miranda pela mobilização como forma de conter o alto índice de violência pelo qual o município enfrentava.
O Movimento Pró-Cidadania contou com a participação e apoio dos segmentos da sociedade. Houve várias reuniões na Câmara Municipal, caminhada pela cidade e audiência pública, no Automóvel Clube de Janaúba. Durante uma das reuniões do movimento, a cidadã Sílvia Alcântara Caloni foi quem sugeriu a instituição da Guarda Mirim de Janaúba para acolher e desenvolver a cidadania nas crianças e adolescentes que se encontram em situação de risco social.
O que se nota é que a Associação Mantenedora da Guarda Mirim de Janaúba pode estar sentindo o reflexo após a implantação de outro projeto social semelhante, inclusive com atendimento a crianças e adolescentes na faixa etária entre 13 anos e 18 anos e com pessoal que antes assistia a Guarda Mirim.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACIDENTE FATAL NA BR-251 ENTRE CARRETA E VAN QUE TRANSPORTAVA PACIENTES DE JANAÚBA; SAMU E BOMBEIROS INFORMAM QUE 3 PESSOAS MORRERAM

PROFESSORA DA PREFEITURA DE JANAÚBA MORRE EM ACIDENTE NA MG-401: PROFESSORA ÂNGELA ESTAVA NUMA MOTO ENTRE JANAÚBA E VERDELÂNDIA

AVIÃO CAI NO SUL DE MINAS E DEIXA 7 MORTOS, ENTRE ELES O EMPRESÁRIO JANAUBENSE MARCÍLIO SILVEIRA, FILHO DO JANAUBENSE TONY EQUIPAMENTOS

CORPO DA SERVIDORA CARMEN MADALENA, DA CODEVASF, É SEPULTADO EM JANAÚBA EM CLIMA DE COMOÇÃO; SERVIDORA ELIANE MONÇÃO, VÍTIMA DESSE ACIDENTE, RECEBE ALTA E DEVE CHEGAR À JANAÚBA NESTA SEXTA-FEIRA

RIO GORUTUBA NA COMUNIDADE DE CATUNI, EM FRANCISCO SÁ-MG, NESTE SÁBADO, DIA 02 DE MARÇO DE 2024

DOIS MOTORISTAS E O DONO DO ÔNIBUS MORRERAM COM A COLISÃO EM CAMINHÃO NA BR-122, ENTRE JANAÚBA E CAPITÃO ENÉAS: ELES VIAJAVAM DE PINDAÍ-BA PARA SÃO PAULO; MOTORISTA DO CAMINHÃO QUE IA PARA JAÍBA ESTÁ INTERNADO EM HOSPITAL

ACIDENTE FATAL NA MG-401 EM JANAÚBA: TRÊS PESSOAS MORRERAM E UMA FICOU FERIDA EM COLISÃO QUE ENVOLVEU TRÊS CAMINHÕES

WAGUIM DA GÁS NORTE PARTIU ETERNAMENTE QUANDO PRATICAVA O QUE GOSTAVA DE FAZER: APROVEITAR A VIDA, VIAJAR PELO BRASIL E PILOTAR MOTOCICLETA

ACIDENTE NA BR-122: UMA MULHER MORREU E 3 PESSOAS FICARAM FERIDAS EM BATIDA DE CARRO COM CAMINHÃO

ACIDENTE FATAL EM JANAÚBA ENVOLVENDO VÍTIMA QUE ESTAVA NUMA BICICLETA E UM ÔNIBUS