FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

Imagem
FUNORTE JANAÚBA... Somos referência... FUNORTE JANAÚBA (38)38213427 (38) 998776968 Endereço: rua Rodolfo Soares de Oliveira, 234, Vila São Vicente, Janaúba/MG.

CIDADE

ARQUIDIOCESE E MAÇONARIA FORMAM GRUPO DE ESTUDOS SOBRE SEGURANÇA PÚBLICA

MONTES CLAROS (por Girleno Alencar) – A Arquidiocese de Montes Claros e a Maçonaria estabeleceram parceria para discutirem e executarem ações na área de segurança pública, dentro do que propõe a Campanha da Fraternidade de 2009. As duas seculares instituições criaram Grupo de Estudos com esta finalidade, conforme compromisso assumido pelo arcebispo metropolitano de Montes Claros, Dom Jose Alberto Moura e o Conselho de Veneráveis do Norte de Minas, através do presidente Mauro de Almeida Rodrigues, durante reunião com as lojas maçônicas, realizada na noite de ontem, quinta-feira, dia 5 de março, na sede da Loja Maçônica Deus e Liberdade.
Nesta parceria, a primeira providência será a discussão sobre a criação da Associação de Assistência e Proteção aos Condenados (APAC). O arcebispo aceitou o convite da Maçonaria e participará do ato público em defesa do rio São Francisco, a ser realizado no dia 4 de outubro, na cidade de Januária, durante o XVI Encontro da Maçonaria do Norte de Minas.
A histórica reunião entre o arcebispo Dom José Alberto Moura, chefe supremo da Igreja Católica no Norte de Minas e os maçons de Montes Claros foi organizada pelos Conselhos de Veneráveis do Norte de Minas (Convenorte) e Maçônico de Segurança Pública (Comasp) e pela primeira vez nos últimos anos, um bispo católico participa deste tipo de reunião em Montes Claros.
O presidente do Convenorte, Mauro de Almeida Rodrigues, lembra que as duas instituições têm muita coisa em comum, principalmente o compromisso com uma sociedade justa e sempre buscando melhorar a vida da comunidade. O arcebispo montes-clarense é presidente nacional da Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-Religioso e primeiro vice-presidente do Conselho Nacional das Igrejas Cristãs (Conic) e recebeu uma placa, da Maçonaria, pela sua presença e pelo centenário de criação da Diocese de Montes Claros, que ocorreu em 1910, mas desde agora começaram as comemorações.
Na abertura da reunião, o presidente do Comasp, Antônio Augusto Tavares Coelho, salientou que desde novembro de 2004 que a Maçonaria priorizou a área de segurança pública e a iniciativa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em escolher este tema, demonstra como a Igreja Católica sempre caminha no rumo certo. Ele lembra que o Comasp faz as articulações, mas sempre acionando todas as entidades e a Pastoral Carcerária já participou de várias destas ações.
O presidente do Convenorte, Mauro de Almeida Rodrigues, mostrou ao arcebispo que no Norte de Minas, a Igreja Católica e a Maçonaria já têm várias parcerias, como na gestão da Santa Casa, na criação do Colégio São José e mesmo do Ensino Superior, além de vários outros setores e a pretensão é aprofundar esta parceria. Ele anunciou a realização do movimento em defesa do rio São Francisco, neste ano e pediu o apoio da Igreja Católica, o que foi aceito pelo arcebispo. O maçom Otávio Batista Rocha Machado propôs que a primeira iniciativa seja na criação da APAC em Montes Claros e também teve apoio.
Nas suas palavras, o arcebispo Dom José Alberto enfatizou que a Igreja Católica escolhe o tema da Campanha da Fraternidade sempre ouvindo a comunidade e que a Segurança Pública sempre foi proposta e neste ano, aproveitando o centenário do cardeal Helder Câmara, decidiu colocar o tema. Ele lembrou que a Arquidiocese elaborou uma cartilha específica para o Norte de Minas, pois existem muitos casos gritantes, como prostituição infantil e um estudo mostraram que as margens da BR 251, entre Montes Claros e Salinas, são mais de 20 pontos. O arcebispo salientou que a pretensão é discutir o tema, desenvolvendo a cultura da paz e a Maçonaria pode ajudar nesta tarefa.
Outra meta seria criar a rede social em torno do assunto, para propor políticas públicas, com a visão de que a violência pode ser fruto do desaranjo social, mas lembra que a Maçonaria já está adiantada, por ter o Conselho de Segurança Pública e por isto, merece aplausos. Ele salientou que os crimes de colarinho branco são tão responsáveis pela violência, com a má utilização do dinheiro público e por isto, convidou a Maçonaria a participar da campanha para arrecadar assinaturas visando impedir que políticos condenados em primeira instância, possam ser candidatos.
O maçom Antônio Eustáquio Tolentino propôs que a Maçonaria e Igreja abram campanha para serem contratados maior número de juízes, como forma de acabar com a impunidade. O arcebispo apoiou a iniciativa salientando que a demora da ação judicial prejudica a pessoa que foi lesada em seus direitos. O maçom Joaquim Soares de Jesus propôs que a Maçonaria seja integrada na campanha nacional pela moralização política. O arcebispo concordou com a proposta, que já envolve 34 entidades. O maçom Américo Souto salientou a importância das duas instituições trabalharem unidas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACIDENTE FATAL NA BR-251 ENTRE CARRETA E VAN QUE TRANSPORTAVA PACIENTES DE JANAÚBA; SAMU E BOMBEIROS INFORMAM QUE 3 PESSOAS MORRERAM

PROFESSORA DA PREFEITURA DE JANAÚBA MORRE EM ACIDENTE NA MG-401: PROFESSORA ÂNGELA ESTAVA NUMA MOTO ENTRE JANAÚBA E VERDELÂNDIA

AVIÃO CAI NO SUL DE MINAS E DEIXA 7 MORTOS, ENTRE ELES O EMPRESÁRIO JANAUBENSE MARCÍLIO SILVEIRA, FILHO DO JANAUBENSE TONY EQUIPAMENTOS

CORPO DA SERVIDORA CARMEN MADALENA, DA CODEVASF, É SEPULTADO EM JANAÚBA EM CLIMA DE COMOÇÃO; SERVIDORA ELIANE MONÇÃO, VÍTIMA DESSE ACIDENTE, RECEBE ALTA E DEVE CHEGAR À JANAÚBA NESTA SEXTA-FEIRA

RIO GORUTUBA NA COMUNIDADE DE CATUNI, EM FRANCISCO SÁ-MG, NESTE SÁBADO, DIA 02 DE MARÇO DE 2024

DOIS MOTORISTAS E O DONO DO ÔNIBUS MORRERAM COM A COLISÃO EM CAMINHÃO NA BR-122, ENTRE JANAÚBA E CAPITÃO ENÉAS: ELES VIAJAVAM DE PINDAÍ-BA PARA SÃO PAULO; MOTORISTA DO CAMINHÃO QUE IA PARA JAÍBA ESTÁ INTERNADO EM HOSPITAL

ACIDENTE FATAL NA MG-401 EM JANAÚBA: TRÊS PESSOAS MORRERAM E UMA FICOU FERIDA EM COLISÃO QUE ENVOLVEU TRÊS CAMINHÕES

WAGUIM DA GÁS NORTE PARTIU ETERNAMENTE QUANDO PRATICAVA O QUE GOSTAVA DE FAZER: APROVEITAR A VIDA, VIAJAR PELO BRASIL E PILOTAR MOTOCICLETA

ACIDENTE NA BR-122: UMA MULHER MORREU E 3 PESSOAS FICARAM FERIDAS EM BATIDA DE CARRO COM CAMINHÃO

ACIDENTE FATAL EM JANAÚBA ENVOLVENDO VÍTIMA QUE ESTAVA NUMA BICICLETA E UM ÔNIBUS